Hip Hop: os 4 elementos

Breaking

O breaking foi uma das primeiras danças a ser criada e denominada da cultura Hip Hop, junto com o rap, grafite, DJs e MCs. O Hip Hopeve início na década de 70 no Bronx, em Nova York, Estados Unidos e foi criado pelos jovens da periferia como uma forma de manifestação contra os conflitos sociais, violência e injustiças que viviam.

O objetivo do breaking é a demonstração de superioridade, através do uso e criação de passos originais, grau de dificuldade avançado e ritmo. Também dançado ao ritmo de Funky e Rap, os B-boys e B-gils executam passos dinâmicos e originais de acordo com a trilha sonora, utilizando desde movimentos ginásticos até variações de sapateado.

Alguns movimentos básicos do breaking são:

  1. Top Rock, constituído por passos feitos em pé usando intensamente os pés e combinando passos de Funky estilizados usado na preparação.
  2. Footwork, ou trabalho de pés, executado no chão e variando, usando o apoio das mãos.
  3. Freeze, movimento rápido seguido de parada, utilizado na finalização da dança.
  4. Powermove, que são movimentos giratórios e contínuos (acrobáticos).
B-Boy Ratin
B-Boy Ratin fazendo um freeze em campeonato de breaking

Grafite

O seu objetivo principal é ocupar os espaços e deixar algum tipo de reflexão para quem os vê. Acredita-se que esse tipo de arte exista desde o Império Romano, mas o movimento se popularizou nos anos 70. O grafite pode estar ligado a vários movimentos diferentes, mas em especial, está relacionado com o Hip Hop.

Existem diversas características, mas entre as principais estão: utilização de tintas em spray, normalmente feitas em paredes, muros, monumentos, uma estátua ou qualquer elemento que esteja em via pública e desenhos que normalmente fazem uma crítica social, ou expressão de sentimentos.

Grafite dos Os Gêmeos
Grafite feito em parede externa pelos grafiteiros Os Gêmeos

DJ's

O Disc Jockey, ou melhor, DJ é responsável pelas mixagens e scratches realizados em cima de Pick Ups, é a pessoa que comanda o som.

O primeiro DJ do Mundo (Kool Herc) é que desenvolveu as técnicas dos famosos “sond systems” de Kingston. Organizando festas nas praças do bairro, ele não se limitava a tocar discos, mas usava aparelhos de mixagem para construir novas músicas. “Grand Master Flash” foi um dos mais talentosos discípulos do DJ Jamaicano e criou o SCRATCH.

Este elemento do Hip Hop é muito importante, pois sem eles o rap ficaria sem ritmo e sem alguns efeitos originais causados pelos scratchs.

DJ Niko
DJ Niko tocando em evento

MC's

MC ou mestre de cerimônia é o mano ou mina que escreve e canta o rap. Este elemento do Hip Hop não é o mais importante que os outros, porém é um dos elementos que mais tem adeptos e é onde é possível chegar nos ouvidos da população em todo o país e no mundo através de letras de rap.

Voltar à página inicial